VISITARAM O BLOG:

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

PNL OTIMIZANDO RESULTADOS ESPORTIVOS

PNL auxilia atletas a potencializar resultados

Atividades desportivas são praticadas atualmente em larga escala, seja para fins de lazer ou profissionalmente. Cada categoria de atletas possui objetivos específicos e fatores como pressão, stress e condições emocionais influenciam diretamente no resultado final.

Toda preparação esportiva segue diretrizes e fatores que se baseiam em pesquisas e observações, com grande ênfase naquilo que faz sentido. A PNL surge então como uma propulsora de resultados, pois se relaciona com a modelagem da excelência do desempenho.

“A PNL pode ajudar o atleta em uma maior conscientização sobre como vem praticando a atividade física ou esportiva e comparar com o resultado desejado. Auxilia ainda na formulação do objetivo desejado de maneira harmônica e desperta o potencial e os recursos mentais do atleta”, afirma André Percia, presidente da Sociedade Latino Americana de Programação Neurolinguística (SLAPNL).

O especialista diz que existe uma força poderosa, regida por emoções, significados e por quês. E, dependendo de como é utilizada, faz toda a diferença nos resultados.

“No entanto não é raro observarmos atletas, como alguns nesta Copa do Mundo e também os olímpicos, terem rendimentos abaixo do esperado, principalmente diante da pressão e das adversidades não esperadas ou indesejadas.”

André Percia lembra que na Copa, antes mesmo da primeira partida, jogadores admitiram suas ansiedades. “Trataram esse processo como se fosse algo concreto e institucionalizado, quando, na verdade, poderia ter sido revertido em alavancagem e aprendizado”, explica André Percia.

Na PNL, aprende-se que nada tem um significado em si, pois tudo depende da “moldura” ou enquadramento que se dá a alguma coisa.

O processo

O especialista diz que, no processo, há diversos exercícios para maximizar o desempenho, como a visualização mental da prática esportiva, a execução perfeita em todas as dimensões. Reenquadramento, hipnose e linguagem hipnótica, boa formulação de objetivos, congruência entre resultados esportivos e pessoais são formas de alinhar forças para construir resultados duradouros e significativos.

“Os grandes resultados, as grandes conquistas, surgem de pequenas mudanças que são realizadas, e isso pode ser feito de uma forma prazerosa e divertida”, diz André Percia.

O processo da PNL é amplo e diversificado, pois não se trata de uma forma estruturada e padronizada de trabalho. “Cada atleta é um caso e deve ser auxiliado de acordo com suas necessidades e objetivos. No entanto, todos possuem um cérebro, um sistema nervoso e podem aprender indefinidamente cada vez mais com menos. E a PNL sabe como fazer isso!”

A PNL no esporte é indicada não apenas para atletas profissionais, mas também para aqueles que querem se motivar e construir resultados em suas academias, corridas, futebol de praia e inúmeras atividades físicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário