VISITARAM O BLOG:

sábado, 4 de dezembro de 2010

METAS PARA O COACHING E HUMANIZAÇÃO DO PROCESSO

Pessoas fazem coaching pois estão buscando algo diferente para suas vidas, embora muitas vezes não saibam definir exatamente o que, e isso é de suprema importância: dar um direcionamento para a mente, criar um eixo entre o ESTADO ATUAL e o ESTADO DESEJADO.

Quando não se sabe o que fazer no longo prazo (decisões para o resto da vida) é desejável trabalhar por resultados no curto prazo, muitas vezes de forma exploratória para que o cliente perceba-se agindo no mundo e gerando resultados, ficando desta forma mais consciente do seu poder.

Abaixo, apresento adaptação de um conhecido procedimento da PNL sobre BOA FORMULAÇÃO DE OBJETIVOS, o qual tem o poder de ajudar clientes a usar o potencial mental para o sucesso de suas empreitadas. O segredo é passar por cada questão com calma, com profundidade, ajudando o cliente a ELABORAR cada passo e "amarrá-los" com a questão central.

Um dos maiores erros ao meu ver dos processos de coaching é ficar tempo demais em processos puramente cognitivos e racionais. Há muito mais que entendimento e razão entre o problema e a solução que supõe a nossa vã filosofia...

Fiquem com as PESSOAS, não com os questionários e técnicas. Elas são mais importantes e tem características tão únicas que jamais serão contempladas num procedimento engessado.


Defina a meta de longo e/ou curto prazo com o cliente e trabalhe com ele:


1 - O Que você quer especificamente?
2-  O que você pode fazer para obter o que quer?
3- Quando pode fazer algo por isso? Como é possível agir ou buscar alternativas para chegar lá?
Quem pode ajudar ou a quem pode recorrer para contribuir com o processo?  Onde estão as coisas, pessoas e situações que favorecerão? e
4- Quem é afetado quando atingir a sua meta?
5- Por que é importante e vale à pena ?
6- Quais são os desafios potenciais e o que fará diante deles?
7- Quais os recursos que você tem ou pode desenvolver para mais facilmente conquistar o resultado?
8-  O que você vai ver ouvir e sentir como evidência de que está obtendo o que quer?

Nenhum comentário:

Postar um comentário