VISITARAM O BLOG:

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

COACHING E PRESENÇA: COACH NO NÍVEL DA "IDENTIDADE"!

Qual a qualidade do trabalho de coaching que espera entregar para seu cliente?
Coachig e PNL tem algumas características que penso serem de grande importância: uma delas é o fato de que ter só o conhecimento racional ou cognitivo sobre o processo não é suficiente para se fazer um bom trabalho. Há que se ter o que Robert Dilts da PNL chama de PRESENÇA.

Uma pessoa amadurecida e desenvolvida, trabalhada verdadeiramente brilha de forma diferente da pessoa que só usa o racional. Uma pessoa amadurecida e trabalhada de verdade inevitavelmente será mais flexível que a pessoa crua, e estará muito mais apta para lidar com uma maior variedade de clientes e demandas.

Hoje existe uma proliferação de cursos que supostamente formam coaches e o marketing usado para vender essas formações é surpreendente e há muitos papéis impressos com os nomes das pessoas que fizeram os cursos neles que se chamam "certificados". Com um pouco (ou muito) dinheiro, isso é fácil de se obter. Basta estar presente em cerca de 70% dos cursos e fazer os exercícios... raramente provas são aplicadas e... Você é um COACH!!! Parabéns! E agora?

A diferença ente ter um nome impresso num desses papéis e ser de fato um profissional é muitas vezes abissal. 

Este post convida os coaches para uma reflexão séria: O que estão fazendo pelo desenvolvimento pessoal de vocês? Estão se trabalhando? Estão ao menos usando as ferramentas de coaching e abordagens que supostamente foram ensinadas? Estão aprofundando os conhecimentos e conceitos sobre o assunto?

A PRESENÇA no coaching é o "ser coaching" no Nível Neurológico da Identidade. É alinhar os níveis superiores (Valores, Identidade, Além da Identidade) num mergulho verdadeiro e congruente dentro de si, que se expressa via comunicação não verbal (sobretudo) pelo que se é, mais do que pelo que se ções, comportamento) ou manejo de alguma Capacidade específica.

E o mais lindo nisso, é que isso não se engana por muito tempo. Ou você desperta para uma atitude amadurecida, ou faz um trabalho mediocre que mal da conta do processamento cognitivo do eu cliente.

Até onde você quer ir na sua carreira de coaching?

Ao procurarem coaches e professores de coaching: Chequem por congruência! Afinal, não se pode dar aquilo o que não se possui...

Nenhum comentário:

Postar um comentário