VISITARAM O BLOG:

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

HIPNOSE, INSÔNIA E PNL

Especialista explica causas da insônia e
recomenda hipnose como tratamento

Causa de sofrimento para muitas pessoas, a insônia pode ser proveniente de questões fisiológicas e/ou emocionais. Comer demais, realizar atividade física ou mental em excesso antes de dormir, não manter relações sexuais com frequência, abusar da cafeína ou líquidos que levam constantemente a pessoa ao banheiro e alguns quadros clínicos, como o hipertireoidismo, entre outros, constituem algumas das muitas causas físicas da insônia.

Emocionalmente falando, a má gerência do estresse, da vida emocional e dos problemas pode afetar o sono.

“A pessoa que não ‘desacelera’ antes de dormir, que se fixa em problemas, pendências e possíveis consequências negativas certamente não terá uma boa e necessária noite de sono. Uma dica que ajuda muito a lidar com isso é anotar o que a incomoda antes do momento de se deitar, para que essas coisas importantes não retornem de noite”, diz André Percia, Presidente da SLAPNL (Sociedade Latino Americana de Programação Neurolinguística).

O especialista diz que é aconselhável que, ao menos uma hora antes de dormir, as pessoas comecem a mudar seus ritmos, procurando ficar mais tranquilas, distraindo-se e procurando realizar apenas atividades prazerosas.

Pesquisas apontam que a insônia causa muitos prejuízos, tanto de ordem física quanto mental. Quem não consegue dormir adequadamente com frequência fica mais estressado, irritado e isso pode atrapalhar os processos de raciocínio e causar distúrbios emocionais.

O hipnoterapeuta pode fazer induções diversas para influenciar os processos fisiológicos e mentais, sugerindo uma noite de sono mais tranquila e relaxada.

André Percia diz que as técnicas de hipnose mais utilizadas para quem deseja combater a insônia são: contagem, contagem abrindo e fechando os olhos, sessões hipnóticas com sugestões hipnóticas e pós-hipnóticas.

“Recomendo ainda que seja feita uma série de sessões hipnóticas, com técnicas diferentes cercando a situação por todos os lados. Será necessário ainda trabalhar as implicações emocionais que levam a pessoa a ter insônia”, completa Percia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário