VISITARAM O BLOG:

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

PNL E SEXUALIDADE

Especialista explica como a PNL pode auxiliar na sexualidade saudável

Reconhecida por sua eficácia na superação de fobias e até no combate a vícios, a Programação Neurolinguística também auxilia pessoas que buscam a sexualidade saudável.

Para a PNL, a sexualidade, como qualquer outra manifestação humana, é uma estratégia aprendida, ou seja, um encadeamento ou sequência de coisas que a pessoa imagina visualmente, diz para si mesma e sente que se repete num padrão recorrente em sua vida.

“A PNL analisa, então, como a pessoa está mantendo esse encadeamento, se ele leva a um resultado esperado, se há satisfação e prazer, se há processos saudáveis presentes e se a pessoa está obtendo aquilo que deseja”, diz André Percia, especialista no assunto e presidente da SLAPNL (Sociedade Latino Americana de Programação Neurolinguística).

Segundo ele, alguns fatores dificultam a vivência plena da sexualidade. “A repetição de padrões incorporados disfuncionais e/ou desfavoráveis para o fluir das sensações; o foco no problema, ao invés da solução, são prejudiciais”, completa.

André Percia afirma ainda que a pessoa que cria uma auto-imagem sexualmente problemática precisa reverter este quadro.

“A autoestima é um fator fundamental e pode ser aprendida. Cuidar e investir em si mesmo, sentir prazer em ser quem se é e se aceitar são ações que auxiliam a criação de referências de identidade que interferem na sexualidade. A pessoa pode aprender a se sentir sensual, sexual, explorar os sentidos e as expressões no mundo.”

De acordo com o presidente da SLAPNL, a sexualidade pode ser negativa quando:

- Está associada ao que não é adequado;
- Gera incongruências e expressões muito adversas aos valores e crenças da identidade;
- Está ligada a coisas, pessoas e situações não saudáveis e não escolhidas por quem a vivencia;
- As pessoas se acomodam e deixam de se interessar por desenvolvê-la.

“Expressar a sexualidade é uma habilidade específica e, como tal, precisa ser estimulada, desenvolvida e praticada com o intuito de ser aprimorada constantemente”, diz André Percia.

A PNL ensina que, para usufruir a sexualidade de forma positiva, é necessário que a pessoa se conheça, se explore, use os sentidos que funcionam bem para incluir outros, tenha o foco no ato sexual (não ficar pensando em traumas do passado) e que, neste momento, deixe de lado problemas e preocupações futuras. Além disso, é imprescindível manter uma boa comunicação e diálogo franco com o parceiro.

“Para vivenciar plenamente a sexualidade, a PNL incentiva as pessoas a analisarem suas metas, incluindo a sexualidade também, pois ela precisa ser alinhada a tudo o que compõe o indivíduo para que ele se sinta completo e feliz”, afirma o especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário